Princípios de arrumação dos Documentos Impressos

Os Livros e outros tipos de documentos impressos estão arrumados em nove áreas do conhecimento ou Classes. Os critérios utilizados constam de uma norma seguida pela maioria das bibliotecas portuguesas (C.D.U. – Classificação Decimal Universal) e não correspondem forçosamente à área de uma determinada disciplina escolar.

A cada Classe corresponde um número. Para além do número, a cada classe corresponde uma cor para mais facilmente identificar o assunto principal do documento. Estas cores são as mesmas que as usadas na Biblioteca Municipal de Porto de Mós.

Dentro de cada classe existem subclasses correspondentes a subtemas.
Assim, as áreas ou Classes de arrumação dos documentos impressos são as seguintes:

Escola Secundária de Porto de Mós

CLASSES
SUBCLASSES

 0 

Generalidades.
Enciclopédias.
Dicionários.

Ciência e Conhecimento em Geral; Organização do Trabalho Intelectual; Ciência e Técnica dos Computadores; Biblioteconomia; Leitura; Enciclopédias; Dicionários Enciclopédicos; Dicionários de Língua Portuguesa; Dicionários de Línguas Estrangeiras; Periódicos; Jornalismo, Imprensa e Comunicação Social; Publicações para Crianças e Jovens.

 1  Filosofia.
Psicologia.

Filósofos por autor; História da Filosofia; Natureza e Âmbito da Filosofia; Pontos de Vista Filosóficos; Lógica; Epistemologia; Ética; Psicologia.

2 Religião.

Religião.

3

Ciências Sociais.

Ciências Sociais em geral; Estatística; Demografia; Sociologia; Política; Economia; Direito; Administração Pública; Ciência Militar; Assistência Social; Consumo; Educação (Teoria e Filosofia, Questões Gerais de Didáctica e Método, Gestão das Escolas, Pessoal Docente, Alunos, Currículos, Avaliação, Métodos de Ensino); Usos e Costumes na Vida Privada e Pública.

5 Matemática.
Ciências Naturais.

Generalidades; Matemática; Astronomia, Astrofísica, Investigação Espacial; Física; Química; Geologia; Biologia; Ecologia, Ciências do Ambiente; Botânica; Zoologia.

6

Ciências Aplicadas.
Medicina.
Tecnologia.

Ciências Médicas; Engenharia e Tecnologia em Geral; Agricultura; Ciência Doméstica; Organização e Administração da Comunicação; Organização e Administração da Indústria e do Comércio; Indústria e Ofícios Diversos.

 7

Arte.
Desporto.

Artistas por nome; Arte em Geral; Planeamento, Ordenação e Preservação da Paisagem, Arquitectura; Artes Plásticas, Desenho, Arte e Ofícios Diversos; Artes Gráficas (Pintura, Gravura, Fotografia); Espectáculos e Divertimentos (Música, Cinema, Teatro, Dança, Jogos); Desporto.

8

Línguas.
Literatura.

Linguística; Conhecimento Prático das Línguas; Gramática; Dicionários Técnicos e Especializados de Literatura; História da Literatura; Teoria, Estudo e Técnica da Literatura; Escolas, Tendências e Movimentos Literários; Crítica, Estudos Literários com Componente Didáctica; Crítica Literária a um Autor Específico; Literatura em Língua Inglesa, Alemã e Francesa; Poesia; Teatro; Romance, Novela de Literatura Universal; Romance, Novela de Literatura Portuguesa; Romance Policial; Conto, Lenda; Ensaio; Cartas, Arte Epistolar; Antologias; Literatura Popular; Literatura Juvenil Universal; Literatura Juvenil Portuguesa; Crónicas, Memórias, Diários, Biografias; Literatura de Viagens; Banda Desenhada.

9

Geografia.
Biografia.
História.

Geografia em Geral; Geografia de Portugal; Atlas, Mapas; Geografia por Países; Arqueologia, Pré-História; Biografias; Ciência da História e História da Civilização; História em Geral; História do Mundo Antigo; História da Europa; História de Portugal; História de Diversos Países; Fundo Local: Porto de Mós.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s