Literacia digital 2.1

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“As bibliotecas (…) fomentam o treino e a formação para as literacias digitais, dos média e da informação, preparando os alunos para a pesquisa, uso, produção e comunicação da informação e para a participação segura e informada nas redes sociais.”

In Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020. Lisboa: RBE, 2013.

 

No ano letivo 2015/2016, a Biblioteca Escolar iniciou o projeto Literacia Digital destinado às turmas de 5º ano do Agrupamento. O projeto pretendia dotar os alunos de conhecimentos e competências, no âmbito da literacia da informação e do uso seguro da Internet e das redes sociais, através de 18 sessões anuais, por turma, lecionadas nos tempos letivos da componente de Apoio ao Estudo ou de Formação Integral do Aluno (FIA).
A necessidade deste projeto decorreu da observação, pelo pessoal docente e não docente das bibliotecas, dos comportamentos dos alunos nos espaços das bibliotecas escolares, nomeadamente no uso da Internet e das redes sociais, bem como da avaliação dos seus conhecimentos recolhida no âmbito da autoavaliação regular das bibliotecas escolares. Por outro lado, o currículo do 2º Ciclo não dava então resposta às necessidades dos alunos nestas áreas dado que as competências no âmbito das literacias da informação e dos média eram transversais e, como tal, nem sempre eram abordadas nas várias disciplinas, quer por opção dos professores, quer pela falta de tempo devido à extensão dos programas respetivos.
Com a publicação do decreto-lei 55/2018, foi introduzida a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no 2º Ciclo e, em simultâneo, registou-se uma redução da carga horária da componente de Apoio ao Estudo na qual decorriam a maioria das sessões do projeto Literacia Digital.
Assim, o projeto Literacia Digital foi reestruturado, desenvolvendo-se como se apresenta mais abaixo.

ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES

– As sessões decorrem nos tempos letivos de Apoio ao Estudo e / ou de Formação Integral do Aluno (ou equivalente); podem ainda ocorrer nos tempos letivos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento caso a respetiva planificação inclua a temática dos média.
– O calendário anual das sessões é elaborado pelo professor bibliotecário de cada escola em coordenação com os docentes das disciplinas envolvidas.
– Os conteúdos das sessões sobre segurança na Internet e nas redes socias podem variar de acordo com a planificação das turmas na disciplina de TIC.
– Caso o tempo não permita a concretização de todas as sessões no 5º ano, alguns conteúdos podem transitar para o 6º ano.

PLANEAMENTO DAS SESSÕES

SESSÕES 1 e 2
Temas / Conteúdos: Os espaços, os recursos e a organização da biblioteca escolar. Pesquisa e localização autónoma de documentos no espaço da biblioteca escolar.
Metas / Competências: reconhecer e identificar a diversidade dos recursos da biblioteca escolar; utilizar correctamente técnicas de pesquisa no catálogo eletrónico da biblioteca escolar; selecionar os documentos mais adequados às tarefas de aprendizagem das diversas disciplinas; localizar com eficácia documentos no espaço da biblioteca escolar.

SESSÕES 3 e 4
Temas / Conteúdos:
Pesquisa avançada de fontes de informação na Internet (demonstração e prática).
Metas / Competências:
localizar fontes de informação na Internet adequadas às suas necessidades pessoais e escolares; refletir e definir as palavras-chave para a pesquisa; conhecer e utilizar técnicas avançadas de pesquisa (pesquisa com operadores, com expressões e outras).

SESSÃO 5
Temas / Conteúdos:
Avaliação de fontes de informação em linha.
Metas / Competências: Avaliar a pertinência e fiabilidade da informação em páginas da Internet.

SESSÕES 6 e 7
Temas / Conteúdos:
Como fazer citações e referências bibliográficas (de fontes impressas e de fontes em linha)
Metas / Competências: distinguir entre frases transcritas, modificadas e parafraseadas; citar e referenciar as fontes de informação utilizadas existentes em documentos impressos ou em documentos digitais disponíveis na Internet.

SESSÕES 8 e 9 (a coordenar com a disciplina de TIC)
Temas / Conteúdos:
Preservar a identidade e privacidade em linha (cuidados e procedimentos).
Metas / Competências: conhecer regras de segurança a implementar na utilização das redes sociais; refletir sobre a identidade e a sua preservação em linha; avaliar os perigos da partilha de conteúdos; conhecer algumas opções de configurações de contas (Google, Facebook, Instagram ou outras);

SESSÃO 10 (a coordenar com a disciplina de TIC)
Temas / Conteúdos:
O cyberbullying.
Metas / Competências: reagir positivamente às situações de cyberbullying

OUTRAS SESSÕES (quando pertinente)
Temas / Conteúdos: Como estruturar um trabalho escrito.
Metas / Competências: Organizar de forma eficaz a informação de um trabalho escrito