Guerra dos Livros (2021/2022)

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diz o escritor americano James Patterson que «não há jovens que não gostam de ler. Há jovens que gostam de ler e jovens que não estão a ler os livros certos.» A partir desta ideia, a Biblioteca Escolar, em colaboração com as docentes de Português do 8º ano, dinamizou ao longo do ano letivo 2017/2018 a quinta edição da Guerra dos Livros que pretende promover a leitura livre e autónoma dos alunos. Mas também a cooperação e a solidariedade. Assim, as turmas A e B do 8º ano, da Escola Secundária de Mira de Aire (ESMA), e as turmas A, C, D e E, da Escola Secundária de Porto de Mós (ESPM), estiveram “em confronto” em várias batalhas ao longo do ano letivo. Em cada turma, os alunos podiam escolher um livro entre vários. Depois, podiam juntar-se com outros colegas para colocar desafios a outra turma sobre os livros lidos. Elaborar desafios, ou responder-lhes, permitia ganhar pontos para a turma respetiva.
No dia 13 de junho, a “guerra” finalizou com a Grande Batalha.
Alunos das quatro turmas com maior pontuação formaram equipas que se confrontaram em várias provas baseadas nos livros  O gato malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado, O rapaz do pijama às riscas, de John Boyne, e A pirata, de Luísa Costa Gomes. Cada equipa era acompanhada por uma claque de alunos da turma respetiva que podia também prestar algumas ajudas ao longo das provas. Desta vez, a “luta” foi mediada pelos docentes organizadores.
No final, a turma 8ºA-MA ganhou a Grande Batalha… mas a turma 8.ºB-MA ganhou a Guerra dos Livros 2022. Contudo, vencedores foram também todos os alunos participantes, por terem passado bons momentos a ler, a conviver e, em alguns casos, a descobrirem os “livros certos” de que falava o James Patterson. A “guerra” acabou com a distribuição de prémios e diplomas para todos após um saboroso lanche oferecido pela Direção da escola. Agora, está tudo em paz!