“Ler e escrever mais com a Biblioteca” no Centro Escolar de Pedreiras

Este slideshow necessita de JavaScript.

No início do ano letivo, a professora bibliotecária e as professoras do 3º e 4º ano do Centro Escolar de Pedreiras, conscientes da necessidade de recuperação e consolidação das aprendizagens dificultadas pela Pandemia, reuniram para elaborar um projeto que, simultaneamente, também pudesse responder à proposta do Município: estudo do Património local.
Assim nasceu o projeto “Minha terra… nossas histórias”, com o qual nos candidatámos à Rede das Bibliotecas Escolares –“Ler e escrever mais com a biblioteca”, integrando ainda o PLANO 21/23 ESCOLA+, Plano de Recuperação de Aprendizagens. Este projeto foi apoiado pela RBE com o valor máximo previsto, 750 euros, para aquisição de fundo documental, software e serviços. O Agrupamento de Escolas também apoiou com o valor de 230 euros.
O projeto foi desenvolvido ao longo do ano, e contou com a implementação de várias atividades, tendo um excelente acolhimento e desenvolvimento junto dos professores titulares e dos alunos.
Visita de estudo a um canteiro da localidade, David Vazão; realização de dois Pedipapers, um na localidade de Pedreiras e outro em Porto de Mós; visita de estudo ao castelo; receção de um elemento do Rancho Folclórico local, Natividade Vazão; colaboração da encarregada de educação Vanda Costa, no ensaio de uma dança de folclore; realização de uma exposição de utensílios antigos recolhidos pelos alunos, leituras no Coreto da localidade… Todas estas vivências serviram para motivar e reforçar a leitura e a escrita.
Além disso, contamos também com a participação da escritora Francisca Macedo, que desenvolveu com os alunos, à distância, três sessões de escrita criativa. Com a sua expressividade e criatividade cativou miúdos e graúdos com atividades para ajudar a pensar “fora da caixa”. Os alunos realizaram atividades de escrita diferentes e divertiram-se a aprender.